15 filmes baseados em livros que deram errado e deixaram o público com raiva

Se você é um leitor assíduo e não abre mão de conferir as adaptações cinematográficas de suas obras preferidas, preparamos uma lista com 15 filmes baseados em livros que deram errado e desagradaram o público. A seguir, veja mais informações de cada um dos títulos, como elenco, enredo, crítica e e onde a cada um deles onde.

Muitas adaptações que poderiam ter sido verdadeiros sucessos de bilheteria desagradaram o público e a crítica; confira alguns títulos que se destacam nesse quesito Alguns filmes baseados em livros deram errado ao ponto de serem mal avaliados pela crítica e deixarem os fãs das obras em que são inspirados extremamente indignados. Os motivos para o fracasso são muitos, como roteiros enxutos em relação à obra literária e narrativas com muitas alterações em relação ao título original. Este é o caso de produções como o romance teen Cidades de Papel (2015), a fantasia de aventura mitológica Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010) e Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013), disponíveis em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Max.


Nessa lista organizada pelo TechTudo, você encontra os seguintes 15 filmes baseados em livros que deram errado:

Eragon (2006)
A Torre Negra (2017)
Crepúsculo (2008)
Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013)
Divergente (2014)
Cidades de Papel (2015)
O Grande Gatsby (2013)
Duna (1984)
A Letra Escarlate (1995)
A Garota no Trem (2016)
Máquinas Mortais (2018)
Um Olhar do Paraíso (2009)
O Doador de Memórias (2014)
Bônus: Eu Sou o Número Quatro (2011)


Obs.: recomenda-se ler o texto a seguir com cautela, pois o grau de decepção dos leitores de carteirinha com os títulos dessa lista pode causar tristeza demasiada.


1. Eragon (2006)

Com uma pegada fantástica, essa adaptação se origina do livro homônimo de Christopher Paolini. O enredo aqui, disponível no Disney+, segue o personagem-título, um jovem camponês que inesperadamente encontra um ovo de dragão e acaba por se tornar o último Cavaleiro de Dragões e, assim, luta para derrotar um rei tirano. Dirigido por Stefen Fangmeier (Mar Em Fúria), o filme é estrelado por Ed Speleers (Downton Abbey). Com nota 5.1 no IMDb e aprovação de apenas 16% no Rotten Tomatoes, o filme foi duramente criticado por ter feito uma narrativa simplificada demais que achatou a construção do mundo de Alagaesia.
Eragon é um filme de fantasia baseado no livro homônimo de Christopher Paolini

2. A Torre Negra (2017)

Os fãs fervorosos de Stephen King não ficaram de foram da decepção também em relação à essa adaptação cinematográfica. Presente no catálogo do Amazon Prime Video, esse faroeste de fantasia pós-apocalíptico segue Roland Deschain, um pistoleiro que percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, prédio mágico que está prestes a desaparecer. Porém, enquanto faz isso, ele começa a ser perseguido pelo poderoso Homem de Preto.
Estrelado por Idris Elba (Luther – O Cair da Noite) e com direção de Nikolaj Arcel (O Amante da Rainha), o filme decepcionou por incluir uma narrativa muito densa em um único longa. A Torre Negra tem nota 5.6 no IMDb e somente 15% de aprovação no RT.
O filme A Torre Negra tem direção do roteirista e cineasta dinamarquês Nikolaj Arcel

3. Crepúsculo (2008)

Leia também:  Instagram agora permite testar reels antes de postar para todos

Sucesso absoluto entre o público, a franquia não agradou os fãs mais assíduos das obras de Stephenie Meyer. Isso porque ao narrar a história do vampiro Edward Cullen e da adolescente Bella Swan, a produtora Summit Entertainment tentou infantilizar a trama, deixando de lado alguns aspectos importantes e adultos da narrativa original, o que rendeu cenas consideradas cômicas. Com direção de Catherine Hardwicke (Aos Treze) e presente na Netflix, o filme tem nota 5.3 no IMDb e aprovação de apenas 49% da crítica no RT. Estrelam o projeto a dupla Kristen Stewart (As Panteras) e Robert Pattinson (Batman).
Crepúsculo

4. Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

Protagonizado por Logan Lerman (As Vantagens de Ser Invisível) e Alexandra Daddario (The White Lotus), esse filme está disponível no Disney+. A trama segue o personagem-título, um semideus que precisa salvar o Olimpo e recuperar o raio de Zeus. Enquanto isso, ele ainda precisa se adaptar aos novos poderes e amigos. No entanto, a adaptação rendeu críticas sobre as alterações feitas em relação à obra original, tais como aspectos do enredo e dos personagens. Com direção de Chris Columbus (Esqueceram de Mim), o longa possui 5.9 pontos no IMDb e uma taxa de aprovação de apenas 49% da imprensa.
O filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios é baseado no livro homônimo do autor americano Rick Riordan

5. Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013)

Presente no catálogo da Max (antiga HBO Max), esse filme fracassou no quesito adaptação por seu roteiro enxuto, visto o pouco tempo de tela para desenvolver uma narrativa excessivamente complexa. Aqui, a trama, estrelada por Lily Collins (Emily em Paris), segue Clary, uma jovem que descobre ser uma caçadora de sombras logo após o sequestro da mãe. Para salvá-la, ela precisa encontrar a Taça da Mortalidade. Com direção de Harald Zwart (O 12º Homem), o filme tem nota 5.8 no agregador IMDb e aprovação de apenas 13% dos especialistas no Rotten.
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos adapta o livro de mesmo nome de Cassandra Clare

6. Divergente (2014)

Focado em uma temática distópica, a trama aqui tenta recriar a narrativa do livro homônimo de Veronica Roth. A trama ambientada em uma Chicago futurística, traz uma sociedade dividida em cinco facções de acordo com valores específicos. É neste cenário que Tris descobre ser uma divergente, isto é, ela se encaixa em mais de uma facção. No entanto, a adaptação rendeu uma baixa recepção, principalmente da crítica, tendo 6.6 no IMDb e 41% no Rotten. Com direção de Neil Burger (Sem Limites), estrelam o projeto Shailene Woodley (Big Little Lies) e Theo James (The White Lotus). Está disponível no Amazon Prime Video.
A saga Divergente se passa em uma sociedade distópica dividida em cinco facções

7. Cidades de Papel (2015)

E temos um dos livros queridinhos de John Green por aqui também! No entanto, diferente de obras como A Culpa é das Estrelas e Dei a Neve Cair, o título não foi bem recebido por público e crítica. Presente no catálogo do Disney+, essa adaptação, estrelada por Nat Wolff (Ligados pelo Amor) e dirigida por Jake Schreier (Frank e o Robô) segue Quentin, um adolescente que tem uma paixão platônica por sua vizinha, Margot. Porém, ela desaparece uma noite deixando pistas de seu paradeiro para ele. O filme Cidades de Papel tem nota 6.2 no IMDb e 58% de aprovação no Rotten. Além disso, muitos fãs da obra original criticam o longa por ele não possuir a essência do livro em sua trama.
Cidades de Papel segue o adolescente Quentin, que tem uma paixão platônica por sua vizinha, Margot

8. O Grande Gatsby (2013)

Leia também:  Galaxy M55 (256 GB) tem melhor oferta desde a Black Friday por R$ 1.350

Escrito por F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é uma história de romance clássica que acompanha a história de Nick Carraway, um jovem escritor que se muda para Nova York e começa a frequentar as intermináveis festas dadas pelo magnata Jay Gatsby. Com Leonardo DiCaprio (Django Livre) e Carey Mulligan (Maestro) no elenco, o filme está disponível na Max. No IMDb tem nota 7.2 , enquanto no RT conquistou apenas 48% de aprovação. A crítica lamenta a produção do filme por ter focado muito mais no estilo do que na “substância” da obra original.
Adaptação do livro homônimo do escritor F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby narra a vida de festas e luxuosidades do empresário Jay Gatsby

9. Duna (1984)

Estrelado por Kyle MacLachlan (Twin Peaks), a trama segue Paul Atreides, um jovem que precisa viajar para o planeta mais perigoso do universo com o objetivo de proteger sua família. A primeira adaptação do clássico de ficção científica de Frank Herbert ganhou as telonas em 1984, sendo considerado ruim pelos fãs da obra original pela quantidade de informações dadas no decorrer de apenas duas horas do filme.
Com direção de David Lynch (Veludo Azul) e presente no Prime Video, Duna tem nota 6.3 no IMDb e uma taxa de aprovação de apenas 37% da crítica no Rotten Tomatoes. Vale lembrar que o cenário é bem diferente das versões mais recentes, Duna e Duna: Parte 2, dirigidas por Denis Villeneuve.
Clássico da ficção científica, Duna (1984) narra a história de um herói mítico

10. A Letra Escarlate (1995)

Com direção assinada pelo cineasta Roland Joffé (A Missão), esse longa é baseado no clássico homônimo da literatura norte-americana. Presente no Disney+, a trama aqui, estrelada por Demi Moore (Proposta Indecente), se passa em uma comunidade puritana na Nova Inglaterra de 1666. Aqui, Hester é uma jovem que acaba engravidando e não revela quem é o pai. Assim, ela é obrigada a andar pela cidade com a letra A, de “adúltera”, em suas roupas. No RT, a obra atingiu apenas 13% de aprovação da crítica e, segundo parte da crítica e do público, a adaptação não agradou por perder o foco principal do material de origem.
O longa A Letra Escarlate é ambientado em uma comunidade puritana com costumes severos

11. A Garota no Trem (2016)

Com a prerrogativa de não ser tão interessante quanto o livro de Paula Hawkins, o filme do diretor Tate Taylor (Histórias Cruzadas) traz a atriz Emily Blunt (O Diabo Veste Prada) vivendo uma mulher que, após o seu recente divórcio, começa a fantasiar sobre um casal quase perfeito, moradores de uma casa que ela vê todos os dias da janela do trem. Porém, um dia ela presencia um evento estranho e passa a investigar. Presente no Globoplay, o longa tem nota 6.5 no IMDb e aprovação de 44% da imprensa no Rotten Tomatoes.
A Garota no Trem é um thriller americano disponível no catálogo da Globoplay

12. Máquinas Mortais (2018)

Leia também:  Brasil é o 2º país do mundo que mais usa IA no trabalho, diz estudo

Disponível no Amazon Prime Video, essa ficção científica tem direção de Christian Rivers (Dambusters) e é baseado no romance distópico steampunk de Philip Reeve. O longa se passa um cenário no qual a Terra está destruída e, para sobreviver, as cidades se movem em rodas gigantes. E é aí que dois jovens se unem para evitar uma grande conspiração. A adaptação foi um fracasso de bilheteria com um faturamento de apenas 174, 8 milhões, sendo um dos maiores fracassos comerciais de 2018. Com nota 6.1 no IMDb, o filme Máquinas Mortais é protagonizado por Hera Hilmar (Um Homem Comum).
Máquinas Mortais é uma aventura pós-apocalíptica baseada no romance homônimo de Philip Reeve


13. Um Olhar do Paraíso (2009)

Focado em uma perspectiva espírita, esse longa americano, disponível para aluguel na Apple TV+, acompanha a história de Susie Salmon, uma adolescente doce e alegre que é assassinada por seu vizinho. Do limbo, ela precisa escolher entre lidar com o sentimento de vingança ou ajudar a sua família a superar o trauma de sua morte.
Com direção de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), o longa é protagonizado por Saoirse Ronan (Lady Bird) e possui nota 6.6 no IMDb. O longa adapta o conto Uma Vida Interrompida: Memórias de um Anjo Interrompido, de Alice Sebold, e sua adaptação não supriu a expectativa dos fãs por não ser considerado tão emocionante.
Um Olhar do Paraíso é protagonizado por Saoirse Ronan, atriz indicada quatro vezes ao Oscar

14. O Doador de Memórias (2014)

Em uma comunidade aparentemente perfeita, o governo decide poupar os cidadãos do sofrimento com a ajuda de um homem que é encarregado de armazenar as más memórias. Contudo, Jonas descobre esse esquema e tenta fugir a todo custo dessa realidade manipulada. Com direção de Phillip Noyce (Salt) e estrelado por Brenton Thwaites (Titãs), O Doador de Memórias está disponível no Pluto.TV e possui nota 6.4 no IMDb. O longa, adaptação da obra O Doador de Lis Lowry, não agradou o público por se tratar de mais uma produção young adult sem muito conteúdo original.
O Doador de Memórias conta com direção assinada pelo cienasta Phillip Noyce

15. Bônus: Eu Sou o Número Quatro (2011)

E por último temos essa adaptação da ficção científica de mesmo nome dos autores Jobie Hughes e James Frey. Apesar de indisponível no Brasil, o filme do diretor D. J. Caruso (Paranoia) segue John Smith que, mesmo parecendo um adolescente normal, é, na verdade, um alienígena do planeta Lorien. Estrelado por Alex Pettyfer (Amor Sem Fim), o longa obteve apenas 33% de aprovação no Rotten Tomatoes. Vale lembrar que a obra teve um desempenho abaixo do esperado, pois não agradou a base de fãs do livro.
O filme Eu Sou o Número Quatro tem produção de Steven Spielberg e Michael Bay

https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *