O baixo índice de umidade relativa do ar no Brasil fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse alertas de “grande perigo” para seis estados e o Distrito Federal. Em meio ao cenário, os brasileiros estão buscando cada vez mais aparelhos umidificadores de ar.
Uso de umidificador de ar é recomendado por especialistas
Segundo levantamento da CNN, as buscas por “umidificador de ar” cresceram nos últimos 30 dias na internet. O pico aconteceu após um período de baixa de buscas, entre 27 de agosto e 1º de setembro, quando uma frente fria atingiu alguns estados do Sul e Sudeste do país.
Entre as regiões com maior interesse pelo termo estão Minas Gerais, Distrito Federal, Rondônia, Goiás e Mato Grosso. Em seguida, aparecerem o Acre, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantis e Paraná.
O uso de umidificadores de ar é uma das formas recomendadas por especialistas para melhorar a qualidade do ar de ambientes internos, principalmente durante a noite. Além do aparelho, outras medidas são importantes para manter a umidade do ar em casa, como colocar bacias de água em ambientes fechados, usar toalhas úmidas penduradas em locais estratégicos, evitar o uso excessivo de ar-condicionado e ventilar a casa em horários apropriados.
Os umidificadores de ar liberam um fino vapor de água no ambiente, por meio da quebra de moléculas de água no reservatório. Os preços dos aparelhos variam entre R$ 20 e R$ 315. Alguns modelos ainda combinam as funções de luminária e difusor de aromas, o que não é recomendado para quem tem rinite e asma. Além disso, muitos têm a opção de desligamento automático.
Leia mais
De Norte a Sul: mancha gigantesca de ar seco toma conta do Brasil
Do cérebro aos pulmões: como as queimadas te afetam por dentro
Vai ter horário de verão em 2024? Seca faz governo considerar (com um porém)
Cuidados na hora de usar os aparelhos
O umidificador de ar deve ficar a pelo menos um metro de distância dos indivíduos, móveis e paredes, para não gerar condições favoráveis a formação de mofo no ambiente.
Deixar o aparelho voltado para todo o ambiente ajuda a permitir que a umidade seja distribuída de forma mais equilibrada.
Além disso, manter o ambiente arejado durante o dia, evitando a formação de umidade excessiva que propicia o mofo.
Também é recomendado usar apenas água filtrada ou fervida no aparelho.
Outra dica é verificar se a capacidade de armazenamento do aparelho está de acordo com o tamanho do espaço, o que costuma ser informado nas instruções.
Lembrar de limpar o aparelho internamente, não deixar água de um dia para o outro no reservatório e não deixar o equipamento de frente para aparelhos eletrônicos, que podem ser danificados com a umidade direta, são outras recomendações.
Por fim, não se deve deixar o aparelho perto de fontes de calor, como fogões e aquecedores.
O post Tempo seco faz buscas por umidificador de ar dispararem no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário