O Bluetooth Special Interest Group (SIG) divulgou o Bluetooth 6.0 na última terça-feira (3). Com uma documentação extensa, a entidade revelou todas as novidades sobre as especificações do novo padrão de conexão. Entre as principais atualizações, está o Bluetooth Channel Sounding, que permite uma variedade de aplicações, desde chaves digitais até rastreamento de ativos.
Bluetooth 6.0: o que muda?
Confira em detalhes a seguir, as principais mudanças do novo padrão de conexão Bluetooth.
Bluetooth Channel Sounding
A nova função busca melhorar a percepção de distância dos dispositivos e, com isso, ajudar a localizar itens perdidos de forma mais precisa (como as funções “Encontre Meu Dispositivo”) e fornecer uma camada extra de segurança em sistemas que usam chaves digitais – garantindo, assim, que apenas usuários autorizados e dentro de uma distância pré-definida possam desbloquear carros e portas, por exemplo.
Filtragem de publicidade baseada em decisão (Decision-Based Advertising Filtering)
O novo recurso otimiza a eficiência dos dispositivos Bluetooth Low Energy (LE). Este avanço permite que dispositivos de varredura analisem o conteúdo recebido em um canal primário e, com base nessas informações, decidam se devem ou não buscar pacotes adicionais nos canais secundários.
Isso reduz significativamente o tempo desperdiçado na varredura de canais que talvez não contenham informações úteis para a aplicação, como no caso de uma casa inteligente, que contém muitos dispositivos conectados.
Monitoramento de anunciantes (Monitoring advertisers)
A nova funcionalidade permite que o host de um dispositivo receba informação de outro dispositivo apenas uma única vez. Ou seja, a ideia é aumentar a eficiência ao reduzir a quantidade de dados redundantes processados pelo dispositivo.
Além disso, alertas são enviados sempre que um dispositivo entra ou sai do alcance, otimizando o uso da energia e evitando varreduras desnecessárias. Afinal, atualmente, é comum que os dispositivos ainda busquem por dispositivos que já estão fora de alcance – o que acaba drenando a bateria dos dispositivos.
Melhoria ISOAL (ISOAL Enhancement)
A Camada de Adaptação Isócrona (ISOAL) permite a transmissão de quadros de dados maiores em pacotes menores, o que é crucial para aplicações que requerem baixa latência, como a transmissão de áudios em fones de ouvidos, por exemplo.
Conjunto de recursos estendidos LL (LL Extended Feature Set)
Essa melhoria permite que dispositivos troquem informações entre si sobre os recursos da camada de link que cada um suporta. Isso é fundamental para abarcar um número maior de recursos, conforme a complexidade de sistemas aumenta.
Atualização do espaço de quadro (Frame Space Update)
Anteriormente com um valor fixo, agora o intervalo entre transmissões consecutivas pode ser negociado, permitindo ajustes que podem ser mais curtos ou mais longos que os 150 µs originais, adaptando-se melhor às necessidades de cada conexão ou transmissão isócrona conectada. Com isso, os dispositivos negociam espaços de tempo entre transmissões de forma dinâmica.
Deixe um comentário