Caso CrowdStrike: Microsoft vai criar novos recursos de segurança do Windows

A Microsoft deve anunciar nos próximos dias uma série de alterações no Windows. O objetivo é evitar falhas globais como a atualização defeituosa da CrowdStrike que causou um apagão cibernético global em julho deste ano.

Os planos da Microsoft

As mudanças foram discutidas durante uma cúpula de segurança organizada pela empresa e que contou com a participação da companhia de cibersegurança. Um dos principais pontos abordados diz respeito ao acesso ao kernel, o coração de um sistema operacional que faz a ponte entre o software e o hardware e controla processos, memória, dispositivos e chamadas do sistema.

O software problemático da CrowdStrike é executado exatamente no nível do kernel do Windows. Segundo especialistas, foi isso que permitiu que a falha impedisse a inicialização dos computadores. Nos meses seguintes ao caso, a Microsoft pediu mudanças no Windows. No entanto, empresas parcerias fizeram pressão para que a mudança não fosse adotada de forma unilateral.

Microsoft pediu mudanças no Windows (Imagem: charnsitr / Shutterstock.com)

Agora, a dona do sistema operacional disse que discutiu os principais pontos e desafios para a criação de uma nova plataforma que possa atender às necessidades dos fornecedores de segurança” com parceiros como CrowdStrike, Broadcom, Sophos e Trend Micro. As informações são do The Verge.

Tanto nossos clientes quanto os parceiros do ecossistema pediram à Microsoft que fornecesse recursos de segurança adicionais fora do modo kernel que, juntamente com práticas de implantação seguras, podem ser usados para criar soluções de segurança altamente disponíveis.

Leia também:  Threads admite que plataforma está sofrendo com “baits”

David Weston, vice-presidente de segurança corporativa e de sistema operacional da Microsoft

Leia mais

Apagão cibernético global: CrowdStrike enfrenta onda de processos

Evento da Microsoft com CrowdStrike deve explorar erros do apagão

CrowdStrike recebe “prêmio” de falha mais épica por apagão cibernético

Falha provocou a chamada “Tela Azul da Morte” (Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

Apagão cibernético da CrowdStrike: o que aconteceu?  

Uma falha em um dos sistemas de segurança da CrowdStrike causou um apagão cibernético em 8,5 milhões de computadores no dia 19 de julho.

O incidente afetos diversos setores, como aviação, bancos, comunicações e até mesas de negociações.

A pane global afetou a Microsoft, provocando uma falha na nuvem que fez com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.

Segundo a CrowdStrike, não se tratou de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético.

O problema foi corrigido, mas foi informado que um impacto residual permaneceria por alguns dias até que tudo se restabelecesse.

O post Caso CrowdStrike: Microsoft vai criar novos recursos de segurança do Windows apareceu primeiro em Olhar Digital.

https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *