Como alterar as permissões de arquivo recursivamente com chmod no Linux

Os sistemas multiusuário, como o Linux, exigem a configuração e o gerenciamento de permissões de arquivo que garantem que apenas usuários autorizados tenham acesso aos arquivos que deveriam.

Se você precisar alterar a permissão de um arquivo, use o comando chmod. Também permite alterar a permissão do arquivo recursivamente para configurar vários arquivos e subdiretórios usando um único comando.

É comum usar o chmod para alterar a permissão de um único arquivo. No entanto, pode ser necessário modificar a permissão recursivamente para todos os arquivos de um diretório.

Nesses casos, a opção recursiva chmod -R ( ou –recursive) define a permissão para um diretório (e os arquivos que ele contém).

A sintaxe para alterar a permissão do arquivo recursivamente é:

Portanto, para definir a permissão 755 para todos os arquivos no diretório Exemplo , você digitaria:

O comando concede privilégios de leitura, gravação e execução ao proprietário ( 7 ) e acesso de leitura e execução a todos os demais ( 55 ).

Leia também:  Corrigindo ‘Username Is Not in the Sudoers File. This Incident Will Be Reported’ no Debian
https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *