A investida da gigante chinesa Oppo no mercado brasileiro de celulares é marcada por um iniciativa incomum: os aparelhos contam com dois anos de garantia. O presidente internacional de marketing, vendas e serviços, Billy Zhang, recebeu o Tecnoblog para dar detalhes desta estratégia numa entrevista exclusiva.
Pode reparar: é normal ver marcas como Apple, Motorola e Samsung divulgarem smartphones com um ano de garantia. Já a Oppo dobra esse número porque, segundo o dirigente, confia nos próprios produtos. Aparelhos como o recém-lançado Oppo A40 são fabricados pela Multi em duas unidades no país. Apesar disso, a antiga Multilaser raramente é citada nas comunicações oficiais.
Segundo Zhang, todo o controle de qualidade é feito pelos chineses. Não custa lembrar: estamos falando da quarta maior empresa global do setor, segundo a consultoria Counterpoint Reserch, além de número um na China. Depois de entrar e crescer em países como México e Colômbia, agora ela procura meios de conquistar a clientela brasileira.
Thássius Veloso (Tecnoblog) – Por que decidiram adotar a garantia de dois anos?
Billy Zhang (presidente internacional de marketing, vendas e serviços da Oppo) – Por duas razões: a primeira é que todos os nossos produtos passam por pesquisa e desenvolvimento próprios, e toda a produção é feita em nossa fábrica. Nós controlamos toda a cadeia de qualidade, de ponta a ponta. Por isso, temos confiança para oferecer uma garantia de dois anos. A segunda razão é que somos novos neste mercado e precisamos demonstrar nosso compromisso com o consumidor. É bem simples.
Thássius Veloso – Isso tem alguma relação com o chamado mercado cinza? Alguns marketplaces vendem telefones da Oppo a preços muito mais baixos do que os oficiais.
Billy Zhang – Não, nenhuma. Se nós pegarmos casos assim, vamos dar um jeito de controlar isso. Seguimos as leis e regulamentações locais em cada mercado e sempre conduzimos os nossos negócios da maneira correta. Estamos trabalhando com distribuidores para evitar este tipo de operação.
Thássius Veloso – Quais são os próximos passos no mercado brasileiro?
Billy Zhang – Nós precisamos fazer várias coisas. A primeira é conhecer o cliente, e por isso realizamos pesquisas frequentes, nas quais descobrimos o que as pessoas necessitam. Fizemos painéis em mais de 80 países neste ano. O segundo ponto é o marketing que gera conexão com o consumidor. Por isso chamamos clientes reais para estrelarem alguns dos nossos filmes. O terceiro ponto é a atuação junto aos canais de vendas, como o Magalu.
Thássius Veloso viajou para São Paulo a convite da Oppo
Gigante global se alia à Multilaser e traz celular com dobro da garantia
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