Inteligência artificial pode impactar o preço do seu café; entenda

Inteligência artificial pode impactar o preço do seu café; entenda

Um acordo fechado entre duas cooperativas de café de Minas Gerais e uma startup de Singapura promete incorporar serviços de inteligência artificial no processo de classificação de grãos produzidos no Brasil. 

Cafeicultores da Cooxupé e da Minasul terão acesso a um equipamento desenvolvido pela ProfilePrint para identificar defeitos que dificilmente seriam encontrados a olho nu, como mofo em estágio inicial ou fermentação. As empresas garantem que a tecnologia não vai substituir técnicos especializados nesse tipo de trabalho. O Instituto CNA também vai participar da parceria.

A classificação de qualidade do grão impacta tem grande impacto financeiro, já que é uma das ferramentas usadas para determinar o valor de mercado do produto nas negociações entre produtores e compradores. A diferença pode chegar a R$ 100 por saca, respingando na conta final do consumidor.

Equipamento identifica defeitos como mofo e fermentação / Foto: Divulgação/ProfilePrint

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A máquina que utiliza inteligência artificial tem o tamanho de um liquidificador e usa a tecnologia de Identidade Digital de Alimentos como Serviço (IDaaS). O sistema também pode determinar características da bebida a partir da sintetização de dados moleculares, indicando, por exemplo, se o café é suave ou intenso, segundo o jornal Folha de São Paulo.

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“Vai agilizar processos. O provador pode focar em produtos de maior valor agregado, a máquina tira um pouco da carga. Em uma cooperativa são milhares de amostras por dia. A máquina pode fazer uma triagem”, disse Nicholas Yamada, country manager da ProfilePrint em evento de divulgação do acordo.

Classificação do grão impacta no preço final do café / Foto: Divulgação/ProfilePrint

IA em expansão

O Brasil tem cinco equipamentos da startup em uso atualmente pelas tradings Louis Dreyfus Company, Olam Agrícola e Sucafina. No mundo, a ProfilePrint atua em 60 países, com mais de 80 unidades da nova tecnologia no ramo alimentício, sendo o café o principal item de mercado da companhia.

A empresa planeja lançar um novo equipamento em breve para aumentar a eficiência de análise de qualidade de produtos processados com IA, mas não informou detalhes.

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