Dois anos após o lançamento da versão 1.0, estou feliz em anunciar o lançamento da versão principal 2.0 do Electron Router DOM! 🎉
A versão foi reescrita, com o objetivo de melhorar a experiência do desenvolvedor, a manutenabilidade e a inferência de tipos.
Nesse post, abordarei as principais mudanças e melhorias introduzidas na versão 2.0.
Site, blog, documentação e exemplos
Agora temos um site que conta com esses recursos para te ajudar a extrair o máximo da biblioteca.
Na versão 1.0 contávamos, apenas, com o README do repositório no GitHub e a implementação real no projeto electron-app como exemplo.
O que, para muitas pessoas, não era suficiente para entender como a biblioteca funcionava de maneira mais completa e intuitiva.
Melhorias na tipagem
Agora você pode ter uma melhor experiência de desenvolvimento onde os ids e query keys são tipados.
Com isso, o desenvolvimento se torna mais seguro e intuitivo, evitando erros de digitação,
garantindo que você está passando os valores corretos e um melhor uso do intellisense do seu editor de código.
Reescrita do código
O código da biblioteca foi reescrito, visando as melhorias introduzidas pelo React Router v6.4, como o suporte as Data APIs,
possibilitando um uso mais sofisticado e produtivo tanto do Electron Router DOM quanto do React Router.
Query strings
Agora você pode usar as query strings com mais facilidade e passar informações entre o processo principal e o renderizador.
Simplificação da API
A API foi simplificada para facilitar o uso e a compreensão da biblioteca.
As funções createFileRoute e createURLRoute foram removidas, agora você pode usar o método registerRoute retornado pela função createElectronRouter no lugar delas.
O que antes era feito dessa forma:
src/main/index.ts
const devServerURL = createURLRoute(‘http://localhost:3000’, id) const fileRoute = createFileRoute( join(__dirname, ‘../renderer/index.html’), id ) process.env.NODE_ENV === ‘development’ ? window.loadURL(devServerURL) : window.loadFile(…fileRoute)
Agora, será feito dessa:
registerRoute({ id: ‘main’, browserWindow: window, htmlFile: path.join(__dirname, ‘../renderer/index.html’), })
Você não precisa mais se preocupar com a lógica de carregar a URL do servidor de desenvolvimento ou o arquivo HTML da aplicação, o Electron Router DOM cuidará disso para você.
Outra mudança é que o componente Route não é mais exportado do pacote electron-router-dom, mas sim do pacote react-router-dom, tornando mais claro e simples saber o que utilizar de cada biblioteca.
Conclusão
Com essas melhorias, foi necessário mudar a forma como você cria o roteador. E foi necessário atualizar as versões mínimas requeridas das dependências para extrair ao máximo os novos recursos introduzidos na versão 6.4 do React Router, causando breaking changes!
Eu sei, breaking changes sempre trazem desconforto e, acredite em mim, não foi uma decisão fácil, mas isso trará uma experiência e evolução maior para os seus projetos.
Dito isso, não se preocupe, o processo de migração é muito simples e você pode conferir o guia de migração que preparei para obter mais detalhes:
Espero que você goste das mudanças e que elas tornem o desenvolvimento de aplicações Electron com React mais agradável e produtivo.
Obrigado por usar o Electron Router DOM! 💛
Deixe um comentário