![iOS 18 em um iPhone 14 Pro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2024/09/ios-18-iphone-capa-1060x596.jpg)
A Apple, T-Mobile e a SpaceX estão trabalhando em uma parceria para fornecer suporte à rede da Starlink para os iPhones. O suporte foi liberado no iOS 18.3, lançado pela big tech nesta segunda-feira — mas sem anúncios oficiais das empresas. Por enquanto a novidade só está disponível para alguns clientes americanos da T-Mobile, que poderão enviar textos a partir do iPhone.
A informação foi publicada por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg e principal fonte de assuntos sobre a big tech. O projeto das três empresas se manteve no sigilo durante os últimos meses, com a confirmação aparecendo no iOS 18.3. A Apple não incluiu esse suporte na nota da atualização, citando apenas correções e novidades para o Apple Intelligence.
Até essa novidade, apenas alguns celulares da Samsung com número da T-Mobile eram compatíveis com a rede de satélites da Starlink. Contudo, os iPhones mais recentes tem acesso à comunicação via satélite da Globalstar, permitindo o envio de mensagens de textos e contato com serviços de emergência em locais sem cobertura celular.
![Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2022/05/starlink-ceu-1060x596.png)
Como usar o iPhone com a conexão via Starlink?
Para usar a rede Starlink no iPhone é necessário ser cliente da T-Mobile nos Estados Unidos. E a situação é ainda mais restrita, já que a operadora de telefonia está liberando a apenas alguns clientes o acesso ao beta do serviço de internet via satélite da SpaceX.
Elon Musk, dono da SpaceX, disse no X que a atual geração dos satélites permite o download de músicas, imagens em média resolução e podcasts — só falta a T-Mobile liberar. O bilionário disse que o suporte para baixar vídeos em média resolução será liberado na próxima geração de satélites.
![Dynamic Island no iPhone 15 (Imagem: Thássius Veloso / Tecnoblog)](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2023/09/iphone-15-3-1060x596.png)
Os integrantes do beta do recurso ganharam uma nova opção nas configurações de celular do iPhone, que permite gerenciar a conexão com a rede da Starlink. Será possível escolher entre a rede da SpaceX ou da Globalstar.
Uma desvantagem da parceria nessa fase beta é que o serviço só funciona nos Estados Unidos. Ou seja, se o integrante do programa de testes viajar para outro país o iPhone não se conectará aos satélites da Starlink. Por outro lado, a conexão com a rede da Globalstar está disponível em dezenas de países.
Com informações de Bloomberg
iPhones da T-Mobile ganham suporte à rede Starlink no iOS 18.3
Deixe um comentário