Microsoft adia Windows Recall mais uma vez para aperfeiçoar segurança

Microsoft decide adiar Windows Recall após críticas sobre segurança fraca (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

O Recall, ferramenta do Windows 11 para ajudar o usuário a lembrar tarefas realizadas, vai demorar um pouco mais para chegar. A Microsoft confirmou o adiamento do início dos testes do recurso: eles devem começar em dezembro e não mais em outubro.

A empresa diz precisar de mais tempo para garantir que o Recall atenda aos padrões de segurança e confiabilidade. “Estamos comprometidos em entregar uma experiência segura e confiável com o Recall”, disse Brandon LeBlanc, gerente da Microsoft, em um comunicado.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tecnoblog (@tecnoblog)

“Para garantir que entregaremos essas importantes atualizações, precisamos de mais tempo para aperfeiçoar a experiência antes de mostrá-la aos participantes do programa Windows Insider”, completou LeBlanc.

O Recall é uma ferramenta que acompanha o que o usuário faz em seu computador, guardando imagens e processando textos com auxílio de inteligência artificial.

Posteriormente, mesmo que o usuário não lembre onde viu ou salvou a informação desejada, ele poderia encontrá-la com buscas simples e rápidas. O Recall (chamado “Busca rápida” na versão em português brasileiro do Windows) seria exclusivo de computadores com a certificação Copilot+ PC.

Por que o Recall sofre com atrasos?

Desde seu anúncio, o Recall despertou preocupações de privacidade e segurança. Um dos primeiros problemas era que a ferramenta armazenava os dados em texto simples, sem proteção adequada. Um invasor poderia, ao menos teoricamente, ter acesso a tudo que foi feito no sistema.

Leia também:  [tecnologia] Raio-X caseiro (Gerador de alta tensão + tubo de rádio + chapa + câmera fotográfica)

Windows vai perguntar se usuário quer ativar o Recall (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Após as críticas, a Microsoft não lançou o Recall em junho, com os Copilot+ PCs, como planejado inicialmente. Os testes foram adiados para outubro, e a ferramenta ganhou proteções como criptografia e exigência de autenticação biométrica para acessar as informações salvas.

Além disso, o recurso passou a ser totalmente opcional, necessitando de autorização explícita do usuário para funcionar. A Microsoft também colocou a possibilidade de desinstalar completamente o Recall.

Com informações: The Verge, Engadget

Microsoft adia Windows Recall mais uma vez para aperfeiçoar segurança

https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *