Edge também conta com opção para limitar uso de RAM (Imagem: Reprodução / Microsoft)
A mais nova versão de testes do Microsoft Edge traz uma ferramenta para detectar extensões que estejam causando problemas no desempenho do navegador. Uma janela de aviso vai sugerir que o usuário desative os componentes. A novidade está presente no Edge 130, disponibilizado apenas no canal Canary, o menos estável do programa Insider. Inicialmente, apenas alguns usuários receberão a ferramenta.
O pop-up avisa que as páginas estão demorando 50% a mais para carregar por causa das extensões. Em seguida, ele mostra uma lista de extensões, com porcentagens de recursos usados por cada uma delas e botões para desativá-las. Também é possível programar um lembrete para mais tarde.
Edge vai dedurar extensões que estão deixando navegador lento (Imagem: Reprodução / Microsoft)
Para ativar o detector, o usuário da versão Canary do Edge precisa acessar o endereço edge://flags/#edge-performance-extension-detection e escolher “Ativado” ou “Enabled”.
Em seu blog, a Microsoft explica que o detector de desempenho só será disparado em condições realmente necessárias, quando a lentidão se tornar perceptível e persistente. Por isso, a maioria dos usuários não receberá nenhum alerta.
Microsoft trabalha para deixar Edge mais rápido
Nos últimos meses, a Microsoft tem trazido novidades para melhorar o desempenho do Edge. Em maio de 2024, a empresa anunciou que o navegador teve um ganho de 42%, graças a mudanças na interface de usuário.
Como explica a companhia, o código foi otimizado para evitar que partes distintas do código compartilhassem os mesmos pacotes quando não havia necessidade. Outra mudança foi demandar menos da execução em JavaScript.
Antes disso, em março de 2024, a Microsoft começou a liberar uma opção para o usuário definir um limite no consumo de RAM do Edge, como forma de evitar que o uso exagerado de memória cause lentidão no sistema.
Com informações: Microsoft, Neowin
Microsoft Edge vai avisar quando extensão estiver causando problemas
Deixe um comentário