Com recursos de inteligência artificial e vários incrementos funcionais, o Windows 11 24H2 é a versão mais interessante da plataforma. Tanto que a Microsoft está fazendo propaganda dela em PCs com Windows 10. É uma forma de tentar convencer o usuário a migrar de sistema operacional.
A companhia já estava promovendo o Windows 11 24H2 para usuários que ainda utilizam versões como 22H2 e 23H2 desse sistema operacional. Mas, em um passo mais ousado, a mesma tática começou a ser aplicada a PCs com Windows 10.
É o que conta o Windows Latest. Capturas de tela liberadas pelo veículo mostram um banner promovendo o Windows 11 24H2 no topo do Windows Update para Windows 10. Esse anúncio tem aparecido para PCs que rodam esse sistema, mas são compatíveis com o Windows 11.
O anúncio mostra ainda um botão que baixa e instala o Windows 11 24H2, embora também dê a opção de o usuário continuar com o Windows 10 “por enquanto”.
“Por enquanto” porque o Windows 10 deixará de ser suportado pela Microsoft em 14 de outubro de 2025. Isso significa que essa versão não irá mais receber atualizações funcionais e de segurança após essa data.
É de se presumir que os usuários dessas máquinas migrarão para o Windows 11 até lá, portanto. Por outro lado, é do interesse da Microsoft que a adesão ao sistema operacional comece o quanto antes, o que explica a propaganda.
Ao Windows Latest, a Microsoft confirmou a exibição do anúncio e explicou que, nas próximas semanas, poderá exibir variações dele, talvez com avisos de que o suporte ao Windows 10 está próximo do fim, por exemplo.
Há quem resista ao Windows 11
Há muitos usuários que têm PCs compatíveis com o Windows 11 que resistem à ideia de migrar para essa versão. Isso porque eles já estão acostumados com o Windows 10 ou temem que a mudança de versão traga algum impacto negativo à experiência de uso da plataforma.
Eu entendo isso. Uso os dois sistemas operacionais, em computadores diferentes. Gosto muito do visual do Windows 11 e, pelo menos em meu notebook, a versão 24H2 tem se mostrado estável.
Por outro lado, o Explorador de Arquivos do Windows 11 me parece mais lento. Além disso, fico irritado com o fato de que, por padrão, é mais trabalhoso fazer capturas de tela no Windows 11 do que no Windows 10.
Esses aspectos são exemplos do quão “doloroso” migrar de sistema operacional pode ser. Não é por acaso que a Microsoft vem tentando combater eventuais impressões negativas promovendo o Windows 11 como uma plataforma moderna e versátil. Um desses esforços pode envolver até o uso do nome Windows Intelligence para recursos de IA no sistema.
Só para constar, pessoas físicas poderão ter suporte adicional ao Windows 10 após o fim do ciclo de vida dessa versão, mas somente por um ano e mediante o pagamento de uma taxa de US$ 30.
Microsoft está mostrando anúncio do Windows 11 24H2 em PCs com Windows 10
Deixe um comentário