Operação contra pirataria bloqueia 675 sites e aplicativos de streaming ilegais

Uma nova fase da Operação 404 começou nesta quinta-feira (19). O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realiza desde 2019 a ação que combate crimes de pirataria praticados contra propriedade intelectual, incluindo conteúdos em áudio, vídeo, jogos, entre outros.

Foram suspensos 675 sites, 14 aplicativos de streaming e vários perfis em redes sociais. Além disso, trinta mandados de busca e apreensão e cinco de prisão foram cumpridos na sétima fase da operação (cinco no Brasil e três na Argentina), resultando na apreensão de vários materiais relacionados aos crimes.

O Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP, que coordenou a ação, informa que servidores de busca e páginas com conteúdo inadequado também foram derrubados.

O que é a Operação 404?

O nome é uma referência ao código que aparece no seu navegador quando uma página está indisponível ou não pode ser encontrada (“erro 404”);

Como mencionado antes, a ação que começou em novembro de 2019 visa derrubar serviços que distribuem sem autorização conteúdo protegido por direitos autorais;

A operação do MJSP também conta com apoio internacional de vários países, como Argentina, EUA, Paraguai, Peru e Reino Unido;

Os investigados são suspeitos de distribuir conteúdo pirata na internet, causando prejuízo à economia e indústria criativa, além de ferir os direitos autorais de autores e artistas;

A última etapa aconteceu em novembro de 2023 e terminou com 606 sites bloqueados e vinte e dois mandados de busca e apreensão cumpridos.

Material apreendido em nova fase de operação contra pirataria. (Imagem: Divulgação/MJSP)

A fase atual da operação contou com apoio das Polícias Civis dos seguintes estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Além da colaboração dos Ministérios Públicos de São Paulo e Santa Catarina.

Leia também:  Como colocar mensagens automáticas em uma página do Facebook

Além de compartilharem conteúdo sem autorização, as autoridades alertam que sites de pirataria visitados por milhões de pessoas podem infectar seus dispositivos com malware, facilitando ataques e roubo de dados sensíveis.

No fim, além de prejudicar os detentores de direitos autorais, o próprio usuários coloca suas informações em risco ao optar por usar plataformas ilegais.

No Brasil, praticar pirataria pode gerar reclusão de dois a quatro anos e multa. (Imagem: AlexLMX/Shutterstock)

Leia mais:

A pirataria está aumentando – e o alvo agora são os streamings

Operação 404 bloqueia sites ilegais de transmissões esportivas

Entrevista: fim do gato net? Anatel aperta o cerco contra pirataria!

Olhar do Amanhã: a era dos piratas digitais

Pirataria é crime no Brasil

A pena para quem pratica pirataria no Brasil é de reclusão de dois a quatro anos e multa, segundo o Artigo 184, Parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro, além de possibilidade de indiciamento por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O post Operação contra pirataria bloqueia 675 sites e aplicativos de streaming ilegais apareceu primeiro em Olhar Digital.

https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *