Toda semana, no Programa Olhar Espacial, apresentamos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, exibimos duas imagens obtidas durante o 11° Encontro Paraibano de Astrofotografia, realizado no Sertão Nordestino entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro.
Plêiades
[ Créditos: Helder Guilherme Farias – Matureia, PB ]
A primeira imagem é um belo registro das Plêiades, um dos aglomerados estelares mais fáceis de observar a olho nu. Identificada como M45 no Catálogo de Messier, as Plêiades também são popularmente conhecidas como “Sete-Estrelo” ou “Rosário”. O aglomerado é dominado por jovens estrelas azuis e quentes, formadas nos últimos 100 milhões de anos. O brilho das estrelas mais luminosas são refletidos na nuvem de poeira presente no meio interestelar ao redor do aglomerado. As Plêiades estão localizadas a cerca de 400 anos-luz de distância, na direção da Constelação de Touro.
Leia mais:
Satélites Starlink atrapalham foto de Cometa do Diabo
Explosão de cometas “bombas de gelo” pode ser explicada
Como os cientistas estudam a composição química de asteroides e cometas?
Galáxia do Escultor
[ Créditos: Eneida Pereira – Matureia, PB ]
Já a segunda imagem é um magnífico registro da Galáxia do Escultor, ou NGC 253, localizada a pelo menos 10 milhões de anos-luz, na direção da Constelação do Escultor. Trata-se de uma galáxia espiral barrada com um diâmetro de cerca de 200 mil anos-luz. Os astrônomos acreditam que a galáxia do Escultor está passando por um “boom de estrelas”, um período de intensa formação estelar, o que lhe garante um brilho suficiente para que ela seja detectada a partir de pequenos telescópios. Em seu núcleo, repousa um buraco-negro supermassivo, com cerca de 5 milhões de massas solares.
Encontro Paraibano de Astrofotografia
As Imagens Astronômicas desta Semana foram escolhidas entre algumas das imagens obtidas durante o 11° EPA! Encontro Paraibano de Astrofotografia, que ocorre anualmente na pequena cidade de Maturéia, no Sertão da Paraíba. O encontro é organizado pela Associação Paraibana de Astronomia, em parceria com o Casarão do Jabre e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB e, apesar de ter sido idealizado para receber um público do estado, conta com participantes de todo o País. O evento é voltado para astrônomos amadores, astrofotógrafos, e pessoas interessadas em fotografar e contemplar um céu verdadeiramente escuro que só os locais afastados dos grandes centros podem proporcionar.
O post Plêiades e galáxia do escultor nas imagens astronômicas da semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Deixe um comentário