O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que não dá tempo para decretar a volta do horário do horário de verão no curto prazo. Mas afirmou, em entrevista à rádio mineira Itatiaia, que “muito provavelmente” vai propor ao Ministério da Casa Civil o retorno do horário de verão (sem mencionar data, importante ressaltar).

“Não temos tempo para decretar [no curto prazo], mas temos um bom tempo para planejar o início do horário de verão. E, se for acontecer, vai ser de forma muito bem planejada”, disse Silveira, na segunda-feira (16).

Silveira participa de uma reunião extraordinária com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) nesta terça-feira (17). O objetivo é retomar a discussão sobre medidas para enfrentar a seca e seus impactos nos reservatórios Brasil afora.

Horário de verão é ‘realidade muito premente’, diz ministro

Silveira também disse o seguinte: “O horário de verão passa a ser uma realidade muito premente. Temos que aumentar a segurança do Sistema Interligado Nacional e planejar 2026.”

Premente: Que não aceita atraso; em que há urgência; imediato ou urgente (Dicionário Online de Português).

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai “muito provavelmente” propor a volta do horário de verão ao governo (Imagem: Joelson Alves/Agência Brasil)

Para o ministro, o retorno do horário de verão considera duas frentes:

Necessidade de segurança energética (para aliviar demanda no horário de pico);

Leia também:  Direito ao trabalho remoto aumenta produtividade, segundo Partido Trabalhista do Reino Unido

Impacto positivo em áreas como comércio e turismo.

Silveira também afirmou que o horário de verão “dissipa” a necessidade do uso de usinas termelétricas no horário de pico (início da noite). Nesse horário, faltam fontes intermitentes, que são energia solar e eólica.

Custo da energia para consumidor brasileiro está no “limite”, diz ministro (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Outro ponto importante de ressaltar: usinas termelétricas são mais poluentes e caras de se usar. Ou seja, acioná-las faz mal para o planeta e para o seu bolso (é um dos fatores que faz a conta de luz ficar mais cara).

Aliás, o ministro disse que a conta de energia para consumidores brasileiros já chegou ao “limite”. Nas palavras de Silveira: “Queremos evitar qualquer tipo de despacho, que chamamos de extra-formal (sic) das térmicas.”

Leia mais:

Vai ter horário de verão em 2024? Seca faz governo considerar (com um porém)

Como cuidar da saúde diante das fumaças de queimadas

Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas

Como o horário de verão funciona

Adiantamento dos relógios: Ao adotar o horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora, fazendo com que as pessoas se levantem e durmam uma hora mais cedo;

Período: Geralmente, o horário de verão é adotado durante os meses mais quentes do ano, quando há mais horas de luz solar;

Leia também:  Profissionais insatisfeitos no trabalho podem reduzir PIB global em até 9%, segundo relatório

Objetivo: O principal objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica, uma vez que as pessoas tendem a usar menos iluminação artificial durante as horas de luz solar.

O post Quando será o horário de verão? Ministro (meio que) responde apareceu primeiro em Olhar Digital.

https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *