Robô inicia remoção de combustível derretido da usina nuclear de Fukushima

O processo de limpeza da usina nuclear de Fukushima, no Japão, chegou a uma nova etapa. Um robô começou nesta terça-feira (10) os trabalhos de remoção de detritos de combustível derretido presentes em um reator danificado após o complexo ter sido atingido por um forte terremoto seguido por tsunami, em 2011.

Trabalho deve levar décadas

A Tokyo Electric Power Company Holdings (TEPCO), que administra o espaço, diz que cerca de 880 toneladas de detritos de combustível derretido precisam ser retirados. O material derreteu após o colapso dos sistemas de resfriamento da usina nuclear de Fukushima.

O combustível derretido escorreu dos núcleos e se misturou com materiais internos do reator, como zircônio, aço inoxidável, cabos elétricos e concreto ao redor da estrutura de suporte e na parte inferior dos vasos de contenção primários.

Embora todo este material tenha sido mantido resfriado e estabilizado, o envelhecimento dos reatores apresenta riscos potenciais à segurança, e o combustível derretido precisa ser removido e realocado para um local mais seguro para armazenamento de longo prazo o mais rápido possível, segundo os especialistas.

Fotos mostram interior da usina nuclear de Fukushima mais de 10 anos depois (Imagem: reprodução/Tokyo Electric Power)

Os trabalhos de limpeza usarão cinco tubos de 1,5 metro de comprimento conectados em sequência para manobrar o robô através de um ponto de entrada no vaso de contenção primário do reator. O dispositivo será manobrado remotamente em função da alta radioatividade dentro do local.

Leia também:  O que é ionosfera?

O robô coletará amostras de menos de 3 gramas por vez. A pequena quantidade se deve aos perigos da radiação. Cada viagem de ida e volta levará cerca de duas semanas em função da necessidade de manobras extremamente precisas para evitar bater em obstáculos ou ficar preso no local.

Espera-se que o ritmo do trabalho aumente no futuro, à medida que novos robôs sejam desenvolvidos. Apesar disso, o governo japonês prevê que toda a operação leve de 30 a 40 anos, enquanto alguns especialistas dizem que a limpeza total da usina pode levar até 100 anos. As informações são do Tech Xplore.

Leia mais

Fotos mostram interior do reator da usina nuclear de Fukushima; veja

Fukushima tem vazamento de 5,5 toneladas de água radioativa

Fukushima: trabalhadores são contaminados por água radioativa

Material pendurado que aparece na foto é combustível derretido (Imagem: reprodução/Tokyo Electric Power)

Trabalhos em Fukushima geram polêmicas

Além da limpeza da usina, autoridades japonesas estão promovendo o processo de liberação no Oceano Pacífico da água radioativa tratada de Fukushima.

A ação causa uma série de discussões sobre questões de segurança.

Recentemente, os trabalhos foram suspensos após um terremoto de 5,8 graus de magnitude atingir a região.

A Tepco disse que o tremor não provocou mais danos à instalação, mas a situação aumentou os temores em relação à usina.

Em fevereiro deste ano, uma falha nas operações de manutenção na usina nuclear causou o vazamento de cerca de 5,5 toneladas de água radioativa.

Leia também:  Rochas de Marte guardam segredo que pode fornecer energia para futuras missões

Apesar do incidente, as autoridades japonesas afirmam que não houve contaminação do ambiente externo.

Já no final de outubro do ano passado, dois funcionários que atuavam no local foram hospitalizados após terem contato com o material radioativo.

Eles não sofreram lesões e a Tokyo Electric Power anunciou o reforço na segurança das operações.

O início da liberação da água radioativa aconteceu no dia 24 de agosto de 2023.

O material será descartado no oceano de forma gradual – no máximo 500 mil litros por dia – por meio de uma tubulação subaquática de um quilômetro.

O procedimento conta com o aval da Agência Internacional de Energia Nuclear.

As autoridades japonesas garantem que o despejo é seguro, uma vez que a água, suficiente para encher 500 piscinas olímpicas e usada para resfriar as barras de combustível da usina de Fukushima, destruída após ser atingida por um tsunami e um terremoto em 2011, foi totalmente tratada.

No entanto, países como a China condenam o plano japonês.

Os chineses, inclusive, anunciaram a proibição da importação de frutos do mar do país vizinho sob a justificativa de contaminação dos produtos.

O post Robô inicia remoção de combustível derretido da usina nuclear de Fukushima apareceu primeiro em Olhar Digital.

https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *