A conquista de territórios sempre fez parte da história das civilizações humanas. Para isso, era fundamental ter uma noção do mundo que estava a sua volta. O exemplo mais antigo de um mapa com a representação do globo data aproximadamente do século VI a.C. e foi criado pelos babilônios, povo que habitou a região da Mesopotâmia, atual Iraque, entre os séculos XVIII e VI a.C.

A Babilônia é o centro de tudo

A tábua de argila inscrita com o mapa mais antigo conhecido do mundo antigo é chamada de Mapa do Mundo Babilônico e foi descoberta em Abu Habba (Sippar), uma antiga cidade babilônica.

O objeto retrata como aquela civilização percebia o mundo há milhares de anos.

Por exemplo, o mundo antigo é mostrado como um disco singular, que é circundado por um anel de água chamado Rio Amargo.

No centro do mundo fica o rio Eufrates e a antiga cidade mesopotâmica da Babilônia.

Rótulos escritos em cuneiforme, um texto antigo, indicam cada local no mapa.

Tabuleta babilônica tem mapa circular ao lado de textos escritos em cuneiforme (Imagem: Reprodução/Enciclopédia Britânica)

Leia mais

Mapa babilônico do mundo tem monstros e mistérios

Eventos da Bíblia confirmados usando datação por radiocarbono

Cidade romana perdida é descoberta no fundo do oceano

Texto descreve a criação do mundo

Segundo historiadores, os cartógrafos da época podem ter usado alguma licença criativa durante a criação do mapa. Isso porque a Babilônia está marcada em apenas uma extremidade do rio Eufrates, embora tenha ocupado ambas as margens durante a maior parte de sua história.

Leia também:  País europeu emprega presos para melhorar precisão de IA

Acima do mapa está um bloco de texto descrevendo a criação do mundo por Marduk, o principal deus da Babilônia. A descrição nomeia mais de uma dúzia de animais, incluindo uma cabra montesa, leão, leopardo, hiena e lobo.

Mapa do Mundo Babilônico foi descoberto em ruínas de cidade da antiguidade (Imagem: Reprodução/Museu Britânico)

Vários governantes notáveis também são citados. É o caso de Utnapishtim, um rei que sobreviveu a um dilúvio épico (episódio bastante semelhante ao retratado séculos depois pela Bíblia).

No verso do mapa ainda são descritas oito regiões periféricas, conhecidas como nagu. A tábua, que mede 12,2 centímetros de altura por 8,2 centímetros de largura, faz parte da coleção permanente do Museu Britânico. As informações são do Live Science.

O post Veja como o mapa mais antigo do mundo retratava a Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.

https://hostinger.com.br?REFERRALCODE=1SEBASTIANA25
Oi! � Estou te dando 84% de desconto para comprar sua maquininha Point Mini NFC 2. Aproveite esse desconto e garanta taxas promocionais a partir de 0,84% no crédito à vista e 9,89% no crédito parcelado em 12x.
Computers & Accessories
Amazon Prime
Aproveite frete GRÁTIS e rápido, descontos exclusivos, filmes, séries, músicas e muito mais. Com o plano anual, você parcela em até 12x de R$ 13,90/mês sem juros (R$ 166,80/ano).
https://amzn.to/40iJj8P

Publicado

em

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *